Crie seu próprio banco robô!

Em 2016 escrevi um livro sobre o conceito do Banco Robô e da convergência de todos serviços financeiros para o banco do futuro.

Nesse conceito proposto, os produtos e serviços financeiros serão cada vez mais impactados pela Tecnologia da Inteligência, a nova TI, como prefiro denominar, por considerar que o conceito da antiga tecnologia da informação está obsoleto e já não se aplica à realidade da inteligência de máquina e dos robôs inteligentes.

Aliás, esse é um mercado que, literalmente, a tecnologia está evoluindo nos limites da velocidade da luz.

Nesse cenário, de grande incerteza, surgirá, a meu ver, um novo ator decisivo: o banco robô. Um novo banco, com grande potencial de automação de processos e, principalmente, decisões inteligentes e rápidas, um paradoxo que se destaca a partir de um forte substrato de duas tecnologias de ruptura: o blockchain e a inteligência artificial forte.

Não me parece lógico que os bancos, ou pelo menos alguns deles, que provavelmente são hoje os grandes players internacionais, e que tradicionalmente são as empresas que mais investem em tecnologia no mundo, irão perder a oportunidade de criar a convergência de todos serviços financeiros para modelar as plataformas do banco do futuro.

Mas para isso, existe o desafio de fazer acontecer as plataformas de produtos e serviços financeiros que mais se destacarem no mercado de fintechs e corretoras, que são os novos entrantes e possíveis produtos substitutos desse ecossistema em constante evolução.

Talvez algum desses novos players vença essa corrida, mas os bancos são sem dúvida, pelo expertise em tecnologia e posição estratégica no mercado, os favoritos para construírem o banco robô do futuro e se consolidarem ainda mais como os líderes desse mercado.

A evolução do banco robô: crie seu próprio banco

Na Trajecta temos trabalhado fortemente criando tecnologias para o que consideramos a evolução desse conceito do banco robô, e que é a grande oportunidade dos consumidores criarem seus próprios bancos.

Nesse novo cenário tecnológico, criado pela evolução de tecnologias inteligentes, até mesmo os robôs corporativos mais avançados estão ameaçados, como o caso do Robô Advisor, já que o consumidor ganha força para criar seu próprio robô.

E, pela mesma lógica, ganham força as plataformas.

A tecnologia RoboWare, por exemplo, permite criar robôs rapidamente para os mais diversos mercados, o que é fundamental na área financeira, com a evolução de tecnologias como Blockchain, Criptomoedas, operação em alta frequência (HFT), características específicas de mercado (B3, Nasdaq, etc.), deep learning para tomada de decisões, etc.

Dessa forma, é possível construir robôs complexos, utilizando inteligência artificial, como o Trajecta NeuroRobo, de forma rápida e inteligente, abstraindo diversas complexidades específicas do mercado e integrando os mais diversos modelos disponíveis na plataforma.

  • RoboWare FIN G5 – Plataforma para Automação de Sistemas Financeiros
    – robôs traders
    – robôs investidores
    – robôs advisors
    – robôs scalpers
    – robôs HFT (alta frequência)

Trajecta RoboWare FIN G5 - Case NeuroRobo HFT

E, nessa visão da Trajecta, independentemente de quais serão os players, novos ou antigos, que vencerão essa corrida, mais do que nunca estão abertas as portas para os consumidores criarem seus próprios bancos!

Sds.,
Rogério Figurelli
trajecta.com.br
20/07/2019

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s