Algoritmos conscientes

O algoritmo pode tomar a decisão, mas a consciência, o controle e, acima de tudo, a responsabilidade permanece para seus autores, afinal, é apenas um software e máquinas que podem ser desabilitadas a qualquer momento, se realmente não está em conformidade.

No entanto, há um ponto difícil a ser abordado, que é a interpretabilidade, e qualquer padrão de viés, principalmente o que os autores do aplicativo não perceberam, pois o problema se torna muito mais complexo e talvez permita a falta de controle de resultados de IA.

Nesse sentido, acredito que por trás de muitos problemas após a última onda de inteligência artificial, incluindo todas as promessas fora da realidade, podemos escolher um lado bom, não apenas para a evolução da tecnologia na área, mas também para a nossa própria evolução.

Infelizmente, há – sem dúvida – o lado ruim, como não levar em conta aspectos como a responsabilidade para com as pessoas e a sociedade, considerando os méritos da parceria homem-máquina e quaisquer preocupações éticas que possam surgir do uso da IA ​​em uma organização.

Na verdade, o impacto da IA ​​ou de qualquer ciência cognitiva nos mercados depende não apenas de certos atores que adotam certas tecnologias, mas também da eficácia dessas tecnologias para as pessoas e a sociedade.

____
Rogerio Figurelli – @ 2018-07-09

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s