Caos Inovador: A inovação na Era dos Robôs

A inovação, a meu ver, é cada vez mais caótica, ou, no melhor dos casos, caórdica.
Mas, apesar disso, existem várias soluções no mercado que buscam encontrar uma ordem para a inovação. Nenhuma crítica a elas, apenas quero reforçar como isso ajuda a formar o paradigma de que existe ordem no processo de inovação.
E o desafio, em termos de inovação, do cenário atual de socialização do processo cognitivo, é que mudam os paradigmas até mesmo do processo criativo, ou seja, devemos cada vez mais inovar para inovar.
A nova inovação surge tanto da consciência humana, como da consciência artificial, ou das máquinas, e será cada vez mais real no mercado, mas isso não indica que ela irá substituir a do homem.
Afinal, já temos a consciência artificial artificial, tomando várias decisões no mundo real, ou seja, uma consciência híbrida, ponderada entre a visão da inteligência artificial forte, em raros casos, com a inteligência humana.
Mas que decisão irão tomar ou executar as máquinas quando ‘perceberem’ injustiças sociais sustentadas pela ganância de alguns?
Ou ainda, quando ‘perceberem’ os riscos e o potencial destrutivo das armas nucleares?
Será que conseguirão mudar seus criadores ou donos?
Ou herdarão os mesmos vícios do egoísmo e da falta de consciência, que leva o mundo para as injustiças e incertezas cada vez maiores.
Em um cenário assim, de conflito de consciências, reais e artificiais, a inovação irá depender cada vez mais do domínio do caos.
Por exemplo, buscamos criar máquinas e robôs perfeitos, sem falhas e erros.
Mas com a inteligência artificial enfrentando problemas cada vez mais humanos, o caminho que me parece mais correto é o de controlar a qualidade do sistema, dando a oportunidade para as falhas e erros acontecerem, dentro de um processo evolucionário.
Na verdade, fazendo isso, nada mais estaremos fazendo que imitar a natureza, e sua sabedoria infinita, para descobrir a ordem, a partir do caos.
Ou seja, o caos inovador.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/dp/B073PRC76M/ref=sr_1_3?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1499172222&sr=1-3

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s