Introdução ao futuro das máquinas: ascensão e queda da singularidade tecnológica

Dizem que é impossível prever o futuro. Na verdade ouvimos isso o tempo todo. Mas prefiro dizer que é – provavelmente – impossível prever o futuro com cem por cento de precisão.
Afinal, é importante termos consciência de que temos cada vez mais capacidade de avançar e evoluir em nossas previsões, principalmente com a evolução da Inteligência Artificial e, talvez, aquele que considero o seu maior benefício para a humanidade: a Sabedoria Artificial.
Acontece que, no caminho da evolução, sempre existem riscos. E na área de tecnologia, o mais conhecido deles atende pelo nome de Singularidade Tecnológica.
Cientistas renomados, como Vernor Vinge, Marvin Minsky, Hans Moravec, Max More e Raymond Kurzweil, a muitos anos apontam, de uma forma ou outra, para um futuro onde a inteligência artificial, ou de máquina, se você preferir, será tão superior à humana que entraremos em uma era de singularidade tecnológica, com total incerteza em relação ao nosso controle sobre ela.
No meu entender, o divisor de águas das previsões relacionadas à singularidade tecnológica está na medição e formulação correta de métricas para a sabedoria, seja ela humana ou das nossas máquinas.
Mas buscar uma equação para a sabedoria não é uma tarefa fácil, mas penso ser fundamental em uma Era dos Robôs, para melhor entendimento da capacidade da inteligência e consciência das máquinas, principalmente em comparação com a humana. E acredito que uma das grandes falhas de análise de inteligência artificial e capacidade de aplicação autônoma dela, como propõe a teoria da singularidade tecnológica, está justamente no fato de desconsiderar o nível de consciência em que ela é aplicada, que justamente, é uma das variáveis fundamentais de definição de sabedoria.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/Introdu%C3%A7%C3%A3o-futuro-das-m%C3%A1quinas-singularidade-ebook/dp/B071FYZ3NT/ref=sr_1_6?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1496870185&sr=1-6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s