Muito mais que algoritmos: Inteligência e Consciência Artificial sem Limites

Com a evolução das máquinas, os algoritmos estão na moda, afinal eles parecem terem sido criados para as nossas principais máquinas funcionarem.
E parece que existe algoritmo para tudo.
Mas qual o algoritmo do pensamento em nosso cérebro?
Ou ainda, qual o algoritmo da imaginação em nossa mente?
Seguidamente encontramos no mercado exemplos de aplicação de uma suposta inteligência artificial, baseada em aprendizado de máquina, e algoritmos, na maior parte modelada através de redes neurais artificiais, com propostas de previsão do futuro.
Mas será que as máquinas evoluíram tanto, de fato, a ponto de até mesmo ameaçar a inteligência e sabedoria humana, através de algoritmos?
A verdade é que mesmo com a evolução do aprendizado de máquina, e do potencial de criação de modelos cognitivos tão ou mais competitivos que os humanos – embora gerados justamente por nós, humanos –, ainda estamos engatinhando em Inteligência Artificial, principalmente a Forte e a Genérica.
E talvez um dos grandes desafios e barreiras da Inteligência Artificial Genérica esteja na evolução da Consciência Artificial, devido à realidade de, praticamente, inexistência de modelos para ela.
E essa realidade carrega em si uma boa e uma má notícia, para todos profissionais de mercado, pois existem dois fatores chave que transformam o problemas dos algoritmos, das nossas máquinas, em soluções que demandam muito mais que algoritmos, como tratarei nesse livro.
O primeiro fator é que o futuro não é estático, e cada vez mais se mostra com incerteza e complexidade infinita nos problemas mais complexos, tanto nos negócios como no dia a dia das pessoas.
E o segundo fator é que os problemas complexos da vida real são em sua grande maioria sequenciais e não combinacionais, o que torna os algoritmos, mesmo com as mais avançadas tecnologias de aprendizado de máquina, extremamente limitados.
A boa notícia, para a maioria dos profissionais, portanto, é que a evolução da inteligência das máquinas continua ainda muito mais combinacional que sequencial, e quem tem potencial para mudar isso está concentrado exatamente nesse potencial, buscando algoritmos para resolverem os problemas menos complexos que nós humanos resolvemos no dia a dia.
A má notícia, para a maioria dos profissionais, é que as portas para a criação de sistemas artificiais realmente inteligentes para problemas complexos, e sequenciais, estão se abrindo, principalmente com os avanços na área de consciência artificial.
Mas apesar de as portas começarem a serem abertas, a maior parte dos cientistas está presa aos paradigmas dos algoritmos, na busca da inteligência artificial forte e genérica.
E, para isso, criamos os algoritmos que supomos serem os do pensamento, da imaginação, como as minhas perguntas iniciais, e até mesmo para a personalidade e a consciência.
E esse me parece um caminho muito limitado, o dos algoritmos, pois estamos falando de máquinas que pensam, imaginam, de forma artificial, e que possuem consciência disso, mas com impactos cada vez mais reais, com potencial de solucionar os complexos problemas do dia a dia, tão bem como os humanos, ou até melhor que eles.
Além disso, será que não estamos muito presos copiando a natureza e buscando traduzir ela em algoritmos, quando também podemos evoluir sem depender do que aprendemos dela? Como o próprio caso de algoritmos de redes neurais, ou genéticos, etc.?
O que nos limita para isso, ou seja, para criarmos nossas próprias naturezas e universos, onde não se precise de algoritmos para copiarmos eles, mas de unicamente arquétipos inteligentes de fato, sendo essa nossa única cópia de modelo do criador?
A criação de novos arquétipos é a barreira principal, no meu entender, para atingirmos esse nível de evolução, que permitirá criarmos uma nova geração de máquinas que funcionam sem algoritmos.
E talvez, quando evoluirmos para muito mais que algoritmos, seja possível criar muito mais que a cópia da natureza.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/dp/B06XDJ4CL8/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1488483568&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s