Laboratórios de Robôs: Inteligência Evolutiva para Machine Learning

Uma das grandes vantagens do aprendizado de máquina, ou machine learning, é a capacidade de criar algoritmos automaticamente a partir de dados, que pode ser transformada em uma máquina de inovação de ruptura, onde são fabricadas ideias e produtos inovadores, testados de forma sistêmica.
Talvez as maiores barreiras para criar uma máquina ou robô assim sejam as de comunicação, o que parece um paradoxo, uma vez que a tecnologia permite um grande avanço de troca de ideias, com várias áreas avançando em paralelo em direção à fronteira do conhecimento e das ideias de ruptura. Ou ainda, talvez uma razão para ainda vivermos uma realidade em que esses ovos ainda são raros, apesar de tantos avanços tecnológicos, seja que a competição ainda separa os homens de trabalharem realmente de forma colaborativa. Outros fatores do progresso e evolução também pesam nessa realidade, como a infinita busca por processos cada vez mais automáticos e enxutos, que transforma a criatividade em uma peça fora do baralho para os objetivos de resultados da grande maior parte das empresas, focadas em avanços cada vez mais incrementais.
Ou seja, se a automação dos processos, assim como os métodos ágeis e a produção cada vez mais enxuta, ou lean, traz benefícios para a nossa qualidade de vida, permitindo a disseminação de produtos de qualidade para o máximo de consumidores, por outro lado ela cria barreiras cada vez maiores para os verdadeiros sistemas inovadores.
Seja como for, a verdade é que a máquina biológica para isso já existe na natureza, em constante evolução, e todos fazemos parte dela de alguma forma, embora exista, mais facilmente reconhecida e notadamente evidente no cérebro e na mente de grandes gênios visionários. Mas, até que ponto seremos capazes de criar máquinas capazes de inventarem o futuro de forma sistêmica, como conseguem fazer esses visionários de forma discricionária?
Para isso, acredito que devemos primeiramente entender e dominar esses modelos de inovação discricionária e o avanço das mais variadas áreas que representam as principais estratégias e modelos originais, que irão justamente formar as fronteiras do conhecimento e do avanço tecnológico humano, caracterizado pelas constantes inovações e evoluções.
E se esse entendimento e domínio podem ser obtidos e modelados, na forma de uma arquitetura ou máquina, com robôs executando de forma automática e autônoma todos processos, estarão abertas as portas para construção de Laboratórios de Robôs para vencerem os mais complexos desafios dos diversos mercados e áreas de negócio, em um ciclo sem fim de busca de soluções de forma automática para os problemas que desafiam nossa ciência e evolução.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/dp/B06WVGPKR9/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1487564149&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s