Automatizar uma estratégia pode parecer simples, ainda mais com os avançados recursos das plataformas de algoritmos atuais. Entretanto, um dos desafios mais complexos para a operação automática com robôs no Mercado de Capitais está no seu ajuste ou Setup.
E esse desafio se torna ainda maior quando desejamos que o ajuste seja feito pelo próprio robô, ou seja, através de um autoajuste ou auto setup, se você preferir. Mas se conseguimos vencer ele, pelo menos em determinados cenários de mercado, estamos na prática criando robôs autônomos, ou seja, muito mais que simples automação de estratégias, praticamente sem nenhum parâmetro de entrada.
No passado, muitos traders utilizavam estratégias automáticas tão engessadas que eram elas próprias chamadas de Setup. Na verdade, mesmo para a realidade de um mercado bem menos competitivo que o atual, essa era uma perigosa utopia, que porém se tornava uma forma fácil e lucrativa de atrair seguidores, disseminando em cursos e livros suas bases estáticas.
Mas a realidade atual mostra que, se mesmo estratégias estáticas irão sofrer para sobreviver, quanto mais setups estáticos.
Entretanto, se temos uma boa estratégia, parece uma boa ideia buscar encontrar algoritmos de aprendizado de máquina e inteligência artificial para descobrir de forma autônoma novos Setups, se adaptando de forma resiliente às evoluções dos mercados.
E essa é a característica principal que considero terem os Robôs Traders Autônomos, que estaremos estudando na teoria e na prática, nessa série de livros, e que a alguns anos me dedico em desvendar sua arte e ciência, através da construção de laboratórios de robôs sem parâmetros de entrada.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/dp/B01NAYNMFI/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1485795485&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s