Robôs Advisors: Robôs controlando seus investimentos sem assessores ou corretoras

Esse é o primeiro livro brasileiro exclusivamente sobre Robôs Advisors, escrito de forma independente, ou seja, com o foco exclusivamente no consumidor ou investidor e nesse novo tipo de robô, pela sua relevância na área de Bancos Robôs e na convergência de todos serviços financeiros para o banco do futuro.
Espera-se que até 2020 os Robô Advisors em todo mundo estejam gerenciando US$ 2 trilhões em ativos. O conceito de Robôs Advisors, ou robo-advisor, usando a expressão mais utilizada no mercado internacional, compete cada vez mais diretamente com o do FIA, ou Financial Investment Advisor, que é o consultor ou gestor humano, abrindo as portas para a nova Corretora Robô, que irá competir cada vez mais com o Banco Robô, e com a convergência de todos serviços financeiros para o banco do futuro. E, tudo indica que os melhores Bancos Robôs irão necessitar tanto de Robôs Advisors, como de Corretoras Robôs, para poder atender às mais variadas necessidades de seus clientes humanos e robôs.
Clientes robôs? Sim, por que não? Pois é exatamente essa a lógica de hierarquia que é aberta com a robotização de corretoras e banco, juntamente com seus assessores, gestores e consultores financeiros, ou seja, os próprios robôs investidores poderão orquestrar a aplicação de capital em outros robôs clientes, como já acontece no caso de escolha de Fundos de Investimento Quantitativo.
Mas por trás de um cliente robô é lógico que deve existir um cliente humano, que espera mais que automação, e sim decisões inteligentes e retorno para seu capital, com o mínimo de custos associados, principalmente os que antes representavam comissões ou pagamentos para os humanos envolvidos no processo. Na verdade, uma parte desses recursos irá justamente para as equipes técnicas e de cientistas de dados que fazem parte da construção dos algoritmos dos Robôs Advisors. E essa pressão por performance e redução de custos, principalmente com a alta competição de robôs, deverá contribuir para a redução cada vez maior de todos os custos de operação no Mercado de Capitais, graças à escalabilidade e eficiência de todo processo.

Os três Ps do Robô Advisor
No mercado, encontramos as mais variadas definições e conceitos de players e analistas sobre os Robôs Advisors, sendo que separei alguns pontos fundamentais na formação do conceito mais completo, que chamarei de três Ps: Personalização, Planejamento e Portfólio.

A nova Corretora Robô
Uma das vantagens dos Robôs Advisors é que eles são desenvolvidos para operar de forma totalmente online e automática, o que facilita a conexão direta com as bolsas centralizadas, através de uma plataforma própria e dedicada, com autonomia para executar transações, embora isso no mercado brasileiro ainda esteja no começo, com poucas Fintechs seguindo essa abordagem, em comparação ao mercado internacional, onde já é uma realidade.
Na verdade, os algoritmos dessa plataforma irão emular as tarefas dos assessores, gestores e consultores de investimento, automatizando todos os processos executados por eles de forma manual, como acontece com a tecnologia RPA ou Robotic Process Automation, onde as empresa automatizam grande parte de seus processos.
Evidentemente que nesse nível de automação é necessário levar em conta os riscos e oportunidades de forma equilibrada, e portanto os Robôs Advisors entram no mercado com um foco mais específico, que é o de capital ou net não muito alto, onde se recomendaria ainda o acompanhamento humano.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/dp/B01NGZC2JA/ref=sr_1_3?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1482758918&sr=1-3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s