As metodologias ágeis de programação e gerência de projetos de desenvolvimento de software, onde o SCRUM é provavelmente a mais conhecida e reconhecida metodologia com essa característica no mercado mundial, são um contraponto aos antigos modelos de desenvolvimento, conhecidos como Cascata ou Waterfall, com etapas rígidas e tempos maiores até a liberação de um primeiro protótipo da aplicação.
Acredito que o SCRUM em si é uma evolução, pela capacidade de endereçar a programação de sistemas complexos, mas existem muitos críticas quanto ao aumento de controle do próprio programador e as questões humanas envolvidas, além do impactos de tudo isso na criatividade final dos programadores e produtos criados.
Seja como for, a verdade é que o SCRUM abre as portas para a automação do processo de desenvolvimento, uma vez que as atividades seguem uma divisão e controle tão detalhados que obrigam o alinhamento cada vez maior de todas as áreas e times envolvidos nos projetos. E o próprio surgimento e crescimento das práticas de DevOps, buscando aumentar a comunicação e colaboração entre os desenvolvedores de software e demais profissionais operacionais de Tecnologia da Informação (TI), pode ser considerado um avanço do SCRUM e das metodologias ágeis como um todo.
Dessa forma, assim como os softwares robôs passam a dominar diversas áreas de operação de processos nas empresas, minha visão é que os robôs também irão dominar a área de desenvolvimento de software, seguindo o vácuo aberto pelo SCRUM e demais práticas alinhadas aos processos, como o DevOps, Lean, RPA, etc.
Esse processo será gradual, começando com as aplicações mais simples, migrando para as mais complicadas, até chegar nos sistemas de alta complexidade.
Nesse livro, detalho mais essas etapas e a lógica dessa visão, juntamente com os avanços de tecnologia na área de inteligência artificial e aprendizado de máquina, que irão revelar o último programador SCRUM.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/dp/B01NBI29IH/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1481125659&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s