Quanto mais olhamos para os detalhes do dia a dia do mercado de capitais, ou ainda o intradiário, mais percebemos oportunidades de ganho de curto prazo.
E essa atraente verdade esconde uma outra verdade inconveniente: o aleatório. Portanto, os traders, mesmo os que operam com posições de alguns dias, conhecidos como positions, não irão escapar das consequências do mercado com movimentos de pura sorte ou azar, onde nem o mais inteligente dos investidores conseguiria prever. Nem mesmo os que dominam a volatilidade ativa, que é uma hipótese que descrevo em meu livro Robôs Investidores.
Afinal, o mercado ainda é a força mais inteligente, pois concentra todas as inteligências de todos traders e investidores, humanos e robôs, e por muitos anos. E faz isso agregando todos os novos movimentos, tick a tick, linha a linha do book e do fluxo de ordens, de todos os instrumentos financeiros existentes.
Mesmo assim, não faltam no mercado, infelizmente, as promessas de oráculos para garantir performance em conta real, provavelmente por terem um ego gigantesco ou uma falta de visão maior ainda, sem contar a possibilidade de estarem apenas buscando o lucro fácil.
E, para complicar o cenário ainda mais, a complexidade, os riscos e as oportunidades crescem exponencialmente quando migramos de traders discricionários para algotraders, que são os traders que operam com algoritmos e robôs traders, pois agora a frequência de operação e sua qualidade dependem apenas de um sistema automático.
E você verá, utilizando cada vez mais os robôs traders, que o automático está evoluindo cada vez mais para o autônomo, que é um efeito cuja principal causa é a evolução da tecnologia de aprendizado de máquina profundo – deep learning – e de todas demais áreas de inteligência artificial, onde destacaria as plataformas alpha, que também tratarei um pouco nesse livro.
Robôs traders com autoajuste ou autosetup, como prefiro referir, onde o backtesting já não é o mais relevante, mas sim os algoritmos de inteligência de máquina dos robôs.
E, talvez, conhecendo mais os limites da sorte e da visão estratégica e de futuro, que são as forças que considero mais relevantes para os robôs traders, seja possível sobreviver com um pouco de razão, nesse belo, mas infinitamente incerto e complexo mercado, buscando lógicas inteligentes para competir como algotrader no universo da operação automática e cada vez mais autônoma.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/dp/B01N0LV3KN/ref=sr_1_20?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1480633949&sr=1-20

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s