TALK: Uma linguagem de programação interativa para humanos e robôs do futuro

A linguagem TALK consiste de uma proposta de nova linguagem de programação interativa para o futuro, utilizando interação direta entre o programador e um robô com inteligência artificial.

Para isso o TALK processa a linguagem natural do programador, permitindo que mesmo pessoas sem nenhum conhecimento técnico possam programar sistemas complexos, pois o grande objetivo da linguagem é tornar acessível a programação para qualquer desenvolvedor, desde que esse consiga expressar suas necessidades de forma que o interpretador de linguagem de TALK reconheça elas e que a máquina de execução de tarefas da plataforma robô TALK tenha condições técnicas de executar essas necessidades.

Nesse livro apresentarei uma arquitetura que busque tornar a linguagem TALK uma realidade em um futuro tão distante, onde a programação possa ser feita através de uma conversa entre o programador e o robô que interpreta a linguagem de programação interativa.

Para especificação da linguagem, utilizarei o mesmo padrão de comunicação que proponho em outros livros, onde criei uma sinalização específica para diálogo ou narrativa de robôs, utilizando um símbolo de infinito ao invés de um travessão, como por exemplo um case prático de programação em TALK, expresso na narrativa a seguir:

– olá.
∞ olá
– quero começar um novo projeto de site para os nossos produtos
∞ poderia detalhar quais produtos farão parte do site?
– sim, apenas a linha de produtos de moda infantil
∞ deseja utilizar algum padrão dos sites existentes ou quer que eu mostre alguns exemplos?
– siga adiante com alguns exemplos
∞ seguem alguns exemplos: [1-conservador] [2-clássico] [3-nova coleção] [4-tendência] [5-minha sugestão]
– adicione algumas opções de produtos ao exemplo 2
∞ segue novamente [2a-clássico antigo] [2b-clássico novo]
– publique o exemplo 2b na área de teste de aderência
∞ publicado em [teste site de moda infantil]
– obrigado
∞ alguma nova necessidade?
– não, por enquanto era isso, tchau
∞ tchau

Note-se que justamente a narrativa, representando a interação ou conversa em linguagem natural entre o programador e a plataforma Robô do TALK, define o programa em si, em sua camada de mais alta abstração, que deverá ser compilado em um programa real executável, com a aplicação final, dentro das especificações de tarefas do programador.

Talvez a linguagem TALK que proponho aqui seja para um futuro muito distante, mas acredito que a grande evolução da tecnologia de aprendizado de máquina e inteligência artificial, em breve tornará essa linguagem viável.

Seja como for, dentro da arquitetura de TALK existe uma inteligência de rápida solução de contorno para condução da programação para linguagens de programação e programadores reais, o que cria um ambiente de constante evolução para a linguagem, mesmo que ainda não seja real.

Mas para o caso desse futuro ser muito recente, como espero, apresento a evolução da linguagem, com TALK sendo programada totalmente por robôs, ou seja, um ambiente onde máquinas irão programar as próprias máquinas, para jogar o futuro um pouco mais adiante.

É a teoria e a prática que trataremos nesse livro sobre essa nova linguagem de programação interativa para o futuro.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/dp/B01MQQE4UG/ref=sr_1_26?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1480511728&sr=1-26

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s