Robôs Investidores: Unindo Arte e Ciência

Você começa a conhecer o Mercado de Capitais e o investimento em ações, iniciando seus estudos e trades. Estudando gráficos de preços e volume dos ativos, ou ainda os fundamentos das empresas que deseja investir, mais cedo ou mais tarde irá escolher suas estratégias operacionais favoritas.
Com o tempo passando, e seu conhecimento avançando, principalmente com a dor das perdas, você vai cada vez mais deixando o fator emocional e os chutes de lado e passa a planejar as operações e seguir cada vez mais as regras estabelecidas.
Aos poucos vai aprendendo que sem uma boa gestão financeira e de risco, e sem muita disciplina, todo aquele ganho conquistado e que estava parecendo que você tinha dominado o mercado irá se perder.
Também aprende que tanto as informações de análise técnica como fundamentalistas, e mesmo as análises de novas escolas, como a da visão, são passíveis de serem utilizadas em suas estratégias.
Aos poucos, talvez sem perceber, você está cada vez mais disciplinado, criando algoritmos próprios de gestão de trades e formas de investir cada vez mais sistemáticas, coletando e analisando dados das mais variadas fontes e períodos.
A sua confiança aumenta e você começa a pensar em automatizar as tarefas, até para ter mais tempo para outras coisas mais importantes na vida e poderá ganhar muito em qualidade de execução de suas estratégias.
Então você visualiza um trading system a partir de sua metodologia operacional, e coloca ele para funcionar na sua plataforma preferida, iniciando a fazer um backtesting, ou seja, um teste da sua estratégia utilizando dados de preços do passado, e também, aos poucos, forward testing para avaliar no tempo real sua performance.
Parabéns, nesse momento você passou pela mais complexa das tarefas, que é ter um plano tão bem documentado que se transformou num trading system, e que é passível de ser automatizado no futuro, ou seja, ser transformado em um robô trader ou um Automated Trading System (ATS).
E o benefício imediato está em poder testar cada vez mais sua metodologia operacional.
Porém algoritmos e robôs traders precisam ser permanentemente atualizados e melhorados, assim como suas estratégias, pois o mercado é altamente dinâmico e arriscado.
Então seus backtestings provavelmente não se repetirão como esperado, pois virão bolhas e crises, tsunamis, e novas notícias que irão movimentar os preços como nunca você imaginou.
Além disso, muitas das condições utilizadas nos seus testes estão longe das reais, algo que somente com a experiência na utilização das ferramentas e codificação dos algoritmos você poderá corrigir.
E você descobre que não há fórmula mágica na renda variável, nem para o homem, nem para o robô.
E então surge um novo desafio: criar um Robô Investidor.
Nesse livro, o autor busca mostrar como todos esses caminhos podem ser utilizados para superar esse desafio, obtendo vantagem competitiva pela união de forças de Ciência e Arte, muitas vezes presentes apenas nos traders e investidores discricionários.

Veja mais em: https://www.amazon.com.br/Rob%C3%B4s-Investidores-Unindo-Arte-Ci%C3%AAncia-ebook/dp/B01MXIOPN8/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1480179507&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s