O robô e o verdadeiro site responsivo

A toda hora vemos uma valorização de sites responsivos, que se adaptam ao formato de tela e recursos do dispositivo utilizado pelos clientes.

Nenhum problema quanto a isso, aliás, pelo contrário, afinal, estamos melhorando nossa comunicação digital, algo cada vez mais necessário devido ao crescimento de diferentes tipos de dispositivos de acesso.

Mas agora imagine que um potencial cliente de sua loja online acessa várias informações do site, mostrando um forte interesse por determinado produto. Chega a quase fechar o pedido, mas no final, após algumas tentativas de pagamento, acaba desistindo da compra.

O que seu sistema faria nesse caso? E se isso acontece dezenas ou centenas de vezes a cada dias, como em grandes empresas, que ações serão de fato executadas?

A verdade é que a grande maior parte das empresas, possuem grandes preocupações em criar um site responsivo, mas, apesar de terem os registros de todas essas tentativas de transações de seus clientes,  não irão fazer absolutamente nada com elas.

O verdadeiro site responsivo

A perda de oportunidade, e receita, é cada vez mais relevante nas empresas, já que existem soluções de inteligência artificial para atuarem realmente de forma responsiva.

Em situações como essa, e tantas outras, as oportunidades de utilizar um robô com inteligência de máquina, permanentemente monitorando os problemas e oportunidades, registrados em dados em tempo real, pode significar um grande diferencial competitivo nas estratégias de marketing e vendas.

Ainda mais com o potencial enorme de coleta de dados existentes nos sistemas atuais, que formam o Big Data em cada empresa.

Afinal, um robô inteligente, que aprende e busca detectar padrões de comportamento, com redes neurais artificiais, não irá esquecer dos clientes, acionando automaticamente comunicações de follow up buscando não perder as oportunidades de venda, para que elas não fiquem presentes apenas nas bases de dados.

Ou seja, o verdadeiro site responsivo, a meu ver, depende cada vez mais de robôs, e inteligência de máquina.

___
Por Rogério Figurelli em 03/11/2016

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s